Welcome to our New Forums!

Our forums have been upgraded and expanded!

Welcome to Our New Forums

  • Our forums have been upgraded! You can read about this HERE

Nadis

Ronaldo15789

New member
Joined
Sep 7, 2020
Messages
5
Geralmente os livros falam sobre ida,pingala,sushumna mas existem outras nadis como eu trabalho as outras nadis?
Existe algum pranayama específico?
Se tiverem algum livro pra indicar estou disposto em ler também.
 
Geralmente os livros reais foram todos queimados e esses que ficam nas prateleiras das livrarias não passam de estórias semelhantes a do homem aranha e surfista prateado.
Pranayama é respiração consciente e podes faze lá sentado ou mesmo em atividade física. Do mesmo modo o tecido energético do corpo ou nervos. Não são pontos, e todo o corpo pode ser estimulado. Com estímulo despreparado por ocasionar disturbios como convulsão ou epilepsia, e sem preparação gera demência com passar dos anos perde a capacidade de aprender, e falta de sensibilidade. A melhor indicação é a prática e assim pode comprovar por si.
 
samyaza said:
Geralmente os livros reais foram todos queimados e esses que ficam nas prateleiras das livrarias não passam de estórias semelhantes a do homem aranha e surfista prateado.
Pranayama é respiração consciente e podes faze lá sentado ou mesmo em atividade física. Do mesmo modo o tecido energético do corpo ou nervos. Não são pontos, e todo o corpo pode ser estimulado. Com estímulo despreparado por ocasionar disturbios como convulsão ou epilepsia, e sem preparação gera demência com passar dos anos perde a capacidade de aprender, e falta de sensibilidade. A melhor indicação é a prática e assim pode comprovar por si.

Eu compreendo que muito do conhecimento foi perdido, porém para ida e pingala existem a respiração kumbhaka que é um pranayama, minha pergunta é existe algum pranayama que trabalhe as outras nadis? Ida, pingala e sushumna são considerada as principais ou talvez sejam muito reconhecidas pela kundalini porém existem outras como : Gandhari,Hastijihva,Pusha,Yashasvini entre outras...
O mesmo acontece com os chakras são 7 principais(mais conhecidos) porém existem outros.
Pesquisei um pouco e encontrei um texto que dizia que a partir do momento que se ativa as 3 nadis(principais) as outras são fortalecidas também pois a maioria das nadis estão ligadas as 3 principais(Ida,Pingala,Sushumna), mas enfim vou continuar no pranayama que já conheço (kumbhaka).
 
Eu respondi de uma forma tão simples, o pranayama significa respiração consciente, ponto final. Ela pode ser feita de todas as formas o destino é o mesmo. Seria como me perguntar qual é o melhor jeito de andar para chegar? Dando saltinhos, um passo a frente do outro ou de costas. No fundo tanto faz, mas algumas formas irão te limitar aquele estilo e vais acabar virando um repetidor de métodos sendo que você poderia abraçar seu próprio jeito natural de respirar conscientemente. O Yoga é a mesma coisa, tem pessoas por problemas físicos que estão fazendo seus próprios alongamentos e nem por isso eles estão errados, porque o fato de praticar trabalhará todo o seu corpo-mente-espírito. Os 7 chacras são as 7 glândulas endócrinas que secretam hormônios e energias, exemplo, se praticar no chacra sexual sua testosterona aumenta, sua vitalidade para superar obstáculos aumenta, seu espírito atraí semelhantes etc. O nadis são como nossas artérias no corpo, não é um tubo de vento, é um tecido real por onde passa sua essência vital. O ser humano foi dominado por tanto tempo que perdeu a vontade de ser livre e quer exercer uma pseudo-liberdade escolhendo quem vai deixar domina-lá, estilos ou pessoas. Deseje ser livre! Antes de começar pranayma, comece a estar consciente dos seus atos e tudo que faz, fuja do modo automático, quando se tornar um mestre se seus próprios movimentos, só então estará apto para prestar atenção nos seus reflexos inconscientes do corpo, quando estiver totalmente focado, comece a prestar atenção nos seus pensamentos, e quando se tornar mestre de seus próprios pensamentos, estará apto para trabalhar energia e quando aprenderes a trabalhar energia poderá direciona-lá e quando conseguires direciona-lá, você será livre.
 

Al Jilwah: Chapter IV

"It is my desire that all my followers unite in a bond of unity, lest those who are without prevail against them." - Satan

Back
Top